sobre reencontros

Uma vez um amigo me mandou uma frase que dizia que “voltar quase sempre é partir para um outro lugar“.

Depois da minha não-tão-boa experiência em Paris, há mais de quatro anos, eu nunca mais tive vontade de lá voltar. Mas, por circunstâncias do destino e de um pequeno romance encontrado no verão novaiorquino, eu comprei uma passagem de trem para cruzar o canal da mancha e passar um fim de semana de reencontro – nem tanto com o tal romance-relâmpago, mas mais com a cidade que me ensinou algumas das lições mais duras sob o verniz mais bonito.

E mesmo com fluidez num francês funcional, e acolhida por um sábado lindo de sol e temperatura amena, e com alguém para segurar a minha mão pelo Sena, num momento de vida tão diferente do anterior – e tão mais bonito… nada disso funcionou com a cidade-luz: eu não me apaixonei. Mas finalmente consegui me libertar do sentimento de que o CEP de 75qualquercoisa só não me atraía porque eu estive lá num momento tão difícil da minha trajetória – ele apenas não me atrai, ponto.

Num domingo de chuva impaciente, retornei ao local de um grande encontro para mentalizar e agradecer. Reconhecer todo o caminho percorrido a duras penas; e todo o sangue, suor e lágrimas que haviam me trazido até ali, àquele lugar, àquele momento. Chorando todo o choro que Paris chovia pelas ruelas de paralepípedo lá fora.

Depois que voltei para Londres, muitos me perguntaram se eu retornaria a Paris, se iria morar lá, se tinha morrido de amores. Porque, no fundo, acho que o que todos esperam ainda é um grande romance, daqueles que nos fazem mudar de país, de rumos, de planos. Pra gente acreditar num amor que move mundos e montanhas, que transforma e engrandece. Mas tudo que me saiu foi um “não, coração”. Voltar, ficar, mudar – isso nem passou pela minha cabeça. Que pena.

1 Response to “sobre reencontros”


  1. 1 Juliana Clorado outubro 22, 2014 às 3:33 pm

    ah, eu amei Paris!
    bom que vc pôde tirar a prova ainda né?
    =)


Deixe um comentário

Blog Stats

  • 163,934 hits

