presente no presente

A linha de meditação que eu tento seguir é conhecida como a da “atenção plena” (mindfulness), que nada mais é do que “viver plenamente o momento”* – voltar 100% da nossa atenção para determinada ação. É preciso um treinamento pesado para, enquanto a gente está fazendo uma coisa, não deixar nossa mente voar longe com mil outras coisas que a gente tem tamborilando aqui dentro (pra viver, já vividas, sentidas ou não sentidas, lista de afazeres etc etc etc).

Quando comecei a ler a respeito, percebi que já é algo que eu faço um pouco: nas tarefas cotidianas, prestar atenção ao redor, reconhecer os detalhes, exprimir gratidão e tentar tornar o mundo à nossa volta um lugar mais leve e agradável, gentil. Ontem, me contaram de um monge que falava: “quando eu como, eu como; quando eu durmo, eu durmo” – que é exatamente isso: fazer uma coisa de cada vez, de forma plena. E que tem tudo a ver com a minha resolução de ano novo, que vem sendo aplicada meio que aos trancos e barrancos, mas vem – que é o que realmente importa. Não deixar a ansiedade tomar conta do nosso dia a dia é um baita desafio. Mas, no final das contas, percebemos o que a única coisa que temos de fato, por mais clichê que seja, é isso mesmo: o agora

 

*em inglês é “be here now”, uma frase que eu amo e que também é título do meu álbum favorito do Oasis :)

1 Response to “presente no presente”


  1. 1 Juliana Clorado agosto 19, 2014 às 2:15 pm

    eu queria muito, mas pra mim é super mega dificil
    =/


Deixe um comentário

Blog Stats

  • 162,637 hits

