sobre pesos e pesares

Tem uma frase retumbando na minha cabeça desde domingo, que foi citada num almoço de amigas: as coisas têm o peso que a gente dá para elas. E isso vem ao encontro de uma missão minha no momento, que é cortar pela raiz essa nossa mania besta de problematizar um monte de pequenas pedras no caminho, que não precisam ser um problema de verdade se a gente não encarar como tal.

***

Já apliquei este conceito ontem mesmo, quando uma pessoa teve uma atitude comigo que não foi a ideal – mas que, para mim, não chegou a ser um problema. E isso não é se fazer de desencanada quando algo nos incomoda só para representar um papel: aquela atitude, de fato, não tinha me desestruturado. Minha amiga surtou, dizendo que foi isso-aquilo-aquiloutro, perguntando como eu poderia estar tranquila deste jeito. Eu apenas respondi, de forma genuína, que “eu preferia que ele tivesse agido de outra forma, mas para mim isso não foi um problema na hora e eu não quero que seja agora. As coisas têm o peso que a gente dá para elas.”

Pra gente parar de fingir que não se importa quando se importa, mas também parar de se importar com o que não merece nosso tempo e atenção. E que só pese o que tiver que pesar mesmo, o que for grave e sem solução – todo o resto só vai pesar se a gente deixar.

2 Responses to “sobre pesos e pesares”


  1. 1 Juliana Clorado abril 4, 2014 às 2:16 pm

    vim aqui buscar uma inspiração de outro post seu e levei esse tapa na cara! ai, tão verdade isso, mas pra mim, tão dificil… eu tenho mania de “problematizar” muitas coisas que não deveria tomar tanto do meu tempo…
    vou refletir de novo hahahaha
    valeu amiga!
    =)


  1. 1 uma serenidade carregada de vazio | drops de anis Trackback em abril 9, 2014 às 3:34 pm

Deixe um comentário

Blog Stats

  • 163,912 hits

