deixe estar

Estávamos indo ao mercado central quando eu, desconfiada, viro e pergunto: “você tem certeza de que estamos indo na direção certa?”

“Sim, tenho. Amiga, você precisa aprender a deixar as pessoas te conduzirem.”

***

Então esse foi o grande clique: após uma semana aqui em Londres, em que eu estava sempre responsável pelos mapas, itinerários e chaves de casa (não só por já ter morado aqui antes e conhecer melhor a cidade, mas sim porque gosto de ter a sensação de estar no controle); minha grande amiga me mostrou, da forma mais doce possível, que eu estava tendo dificuldades para confiar nas pessoas e deixar que o outro tome as rédeas da situação. E isso foi tão, tão forte. Porque é real. Percebi que já tomei tanta rasteira na vida, de tantas pessoas em quem eu confiava, que aos poucos essa capacidade foi atrofiando. Mas não é para ser assim – eu não quero que seja assim. Muitas pessoas em quem confiei já me surpreenderam para o bem também – e eu nunca vou saber como vai ser se não tentar.

***

No dia seguinte estávamos com outra amiga nossa e ela contou que, numa palestra que assistiu no ano passado, de um mestre budista famoso (ou algo assim), ele disse que as pessoas têm muita dificuldade em “exercitar seu músculo do ‘deixar partir‘”. E eu acrescentei a isso o músculo do “deixe estar” também, como na música dos Beatles (esta associação me ocorreu porque em inglês as duas expressões eram muito próximas, “let it go” e “let it be”).

Lições para novos começos: aprender a deixar partir, deixar estar, deixar ser. Deixar.

1 Response to “deixe estar”


  1. 1 Juliana Clorado fevereiro 11, 2014 às 10:57 am

    ah, amiga… exercícios que parecem tão simples… e não são


Deixe um comentário

Blog Stats

  • 163,970 hits

