sobre expectativas

Outro dia estava no bar com uma amiga querida e, entre um chope e outro, discutíamos conceitos amplos e abstratos como traição, amor livre e configurações de relacionamento. Eu estava um pouco frustrada porque uma pessoa importante na minha vida no momento não estava correspondendo às minhas expectativas (uma conclusão por si só já equivocada, porque ninguém tem obrigação de corresponder às minhas expectativas; mas enfim, não vou envernizar fingindo que a situação era outra porque era exatamente isso mesmo). No que ela me apresentou uma perspectiva muito interessante: a gente tende a pensar no outro como um bloco, projetar nele algo e esperar que ele corresponda a isso. Mas as pessoas são um mundo. E ela tinha aprendido, aos poucos, a desmembrar isso: o que é mais importante pra mim neste momento? Que ele goste de mim? Ou que ele demonstre que goste de mim? Que ele esteja sempre presente ou que venha correndo quando eu mais preciso? Que ele fale comigo o tempo todo e ao vivo fique distante, ou que não goste muito de escrever mensagens mas que, quando estamos juntos, faça parecer que o mundo gira em torno da gente? etc etc etc.

Ela sugeriu para, de todas as premissas, escolhermos uma e nos atermos a ela. Se uma pessoa não demonstra gostar de você como você espera, não quer dizer que ela não goste com tudo que pode e conhece. E taí a grande magia: reavaliar nossos gastos pré-conceitos e aprender a compreender, aceitar e abraçar novas medidas. E talvez novos (des) medidores.

2 Responses to “sobre expectativas”


  1. 1 Flá janeiro 22, 2014 às 7:26 am

    Muito obrigada por esse texto, de verdade! Me fez um bem… <3

  2. 2 enidesantos janeiro 22, 2014 às 6:45 pm

    Li coisas maravilhosas aqui no seu espaço parabéns.
    E quanto a deixar o mundo melhor do que encontrou com certeza sempre ira conseguir já deixou uma semente muito boa em mim OBRIGADA!!


Deixe um comentário

Blog Stats

  • 163,970 hits

