o que te define como pessoa?

Tive uma pneumonia muito grave aos dois anos de idade, os médicos acharam que eu não sobreviveria. Sobrevivi. Aos sete, fui atropelada por um caminhão e meu pé ficou preso embaixo da roda. Tive que abandonar o balé, ficar alguns meses sem pôr os pés no chão e reaprender a andar. Retiraram pele da minha virilha e fizeram um enxerto, e fiquei com uma cicatriz que toma meu pé esquerdo inteiro, até hoje. Dois anos depois, meu irmão sofreu queimaduras graves por todo o corpo; e foi muito difícil para todos nós enfrentar isso. Ele tinha apenas sete anos também. Sempre tivemos dificuldades financeiras, algumas mais sérias. Meu pai ficou um ano desempregado quando eu e meu irmão ainda estávamos na pré-escola, e minha mãe segurou a barra sozinha. Aos treze eu quase morri por causa de uma apendicite supurada. Perdi algumas das pessoas que mais amava no mundo. Tive distúrbios alimentares. Tive um coração partido bem feio. Tenho um grau médio de miopia e astigmatismo, sou um pouco surda. 

Essas são apenas algumas das minhas tragédias pessoais (cada um tem as suas), mas que nem todo mundo sabe. E eu nem faço questão que saibam. Porque isso não me define. Essa foi uma escolha consciente feita há algum tempo, mas que venho apurando ao longo dos anos: saber o que eu quero que me defina, e escolher como eu quero que as pessoas me vejam. Eu não quero ser um peso para ninguém, eu quero trazer leveza à vida das pessoas – a vida por si só já é tão dura, tão difícil. Eu quero ser uma filha presente, uma irmã parceira, uma amiga atenciosa, uma namorada companheira, uma companhia divertida. Eu quero ser alguém que as pessoas gostam de ter ao lado.

Numa crônica da Martha Medeiros, ela diz que leu certa vez numa lápide que a pessoa ali enterrada “deixou o mundo melhor do que o havia encontrado”. Desde que li este texto, essa se tornou minha missão de vida: deixar o mundo melhor do que o encontrei. Pode ser ao ajudar um amigo a encontrar seu caminho, ao trazer janta para uma amiga que mora sozinha, ao levar meu irmão ao médico, ao procurar o pote de ouro no fim do arco-íris com o taxista (aconteceu de verdade). Ou apenas distribuir pequenas delicadezas, ser doce e gentil com as pessoas, sorrir e demonstrar gratidão. E é isso que eu quero que me defina: leveza.

leve a leveza

a carta que tirei no “oráculo do pão”, em salvador, há um ano e meio – mega-afinado com as leis do universo :)

Para inspirar, fica aqui um dos discursos mais impactantes que já assisti, que me fez chorar sozinha em frente ao computador, numa sexta-feira de manhã. Lizzie é uma das pessoas mais bonitas que eu já vi – e quem escolheu ser vista desta forma foi ela mesma.

4 Responses to “o que te define como pessoa?”


  1. 1 barasaplutonica janeiro 16, 2014 às 7:42 pm

    Nath parece clichê sempre comentar que seus posts me norteiam de alguma forma (risos). Mas que lindo o que escreveu! Gosto da maneira com a qual escreve, com sensibilidade, verdade e não sei se ouve com frequência… mas você é uma das raras pessoas especiais que tornam “o mundo melhor”… Beijos

  2. 2 Deborah janeiro 17, 2014 às 6:39 am

    Nath, tenho seu blog como uma bíblia de cabeceira, leio muitas vezes. A noite antes de dormir e me sinto obrigada a fazer isso religiosamente.depois fico horAs buscando minha reflexão do que escreve. Tem épocas que vivemos as mesmas situações. Mas eu sei chorar e não sei escrever o que sinto. Vc sabe escrever palavras que fazem sorrir. Palavras mágicas.

  3. 3 Camila janeiro 20, 2014 às 3:20 pm

    Amo tanto seus posts:)


  1. 1 aos galopes | drops de anis Trackback em janeiro 7, 2015 às 5:00 pm

Deixe um comentário

Blog Stats

  • 163,148 hits

