carpe diem

Uma das minhas “resoluções para este ano que se inicia” é viver um dia de cada vez. Na teoria parece tão lindo e fácil; mas na prática é tão, tão difícil. Segurar a ansiedade de planejar mil coisas e aprender que, por mais que a gente tenha toda uma vida pela frente arquitetada na nossa mente, às vezes o mundo que a gente conhece como nosso vira do avesso sem a menor razão de ser e temos que aprender a recolher os pedaços e recomeçar. Foi assim comigo e com tantas pessoas que amo, tantas vezes. “A gente faz um plano e Deus faz outro”, já diria a minha mãe.

Estou num momento de vida incrível, vivendo uma fase maravilhosa. Mas dizem que só quem não tem nada é que não tem nada a perder. Então é um exercício diário retrair a tentação de fazer todos os planos para o ano todo já – viagens, mudanças, sonhos compartilhados, voos solo. Viver apenas o presente, o aqui, agora. Meditar e estar, ser. Um dia de cada vez.

E o mantra latino “carpe diem”, por mais cansado e surrado que seja, nunca me pareceu tão atual. Nada como resgatar velhos conceitos e revesti-los com uma nova roupagem, cheia de um sentido renovado e aprendido na marra ao longo dos anos – acho que finalmente reconheço em mim um pouco da sabedoria que a idade trouxe.

E todo esse conceito abstrato não quer dizer não planejar mais nada na vida, mas sim achar o equilíbrio entre manter a cabeça nas nuvens e os pés no chão – nem que seja apenas as pontinhas, tipo bailarina. 

4 Responses to “carpe diem”


  1. 2 Juliana Clorado janeiro 8, 2014 às 10:41 am

    sim, exercício diário e difícil… tatuei no braço pra me lembrar sempre!
    =)


  1. 1 presente no presente | drops de anis Trackback em agosto 18, 2014 às 3:48 pm
  2. 2 aos galopes | drops de anis Trackback em janeiro 7, 2015 às 5:00 pm

Deixe um comentário

Blog Stats

  • 163,082 hits

