pequeno dicionário amoroso

Um relacionamento entre duas pessoas é sempre complicado. Envolve expectativas, valores, referências e histórias de vida. Porém, quando a situação envolve nacionalidades distintas, as coisas podem ficar ainda mais complexas, já que o relacionamento traz também toda uma bagagem cultural diferente; e atitudes que podem ser normais em uma cultura, em outra podem ser vistas com estranheza.

Pois bem. Por aleatoriedades do acaso, alguns dos meus últimos envolvimentos românticos foram com estrangeiros e seus estrangeirismos. E, além de não entender patavina do que a maioria dos homens pensa ou faz em situações normais de mesma nacionalidade, nesse caso ainda tenho que lidar com outros tipos de questionamento, “será que na cultura dele isso é normal? será que para ele tudo bem?” Então, além de gastar a minha fluência em outra língua não-nativa e exibir meu vocabulário estudado com uma dedicação germânica por anos a fio; ainda tenho que circuitar meus neurônios em psicologia aplicada para entender se isso funciona na cultura em questão ou não.

Infelizmente, devo confessar que na maioria das vezes me dei mal, e só me sobrou um ponto de interrogação e um coração na mão. Paciência. Pelo menos eu tenho Roberto Carlos para curar uma boa dor-de-cotovelo. Porque olha, para mim, o maior enigma não é decifrar o que os gringos consideram ok num primeiro encontro; mas entender como eles aprenderam a amar sem nunca ter ouvido uma música do rei. 

3 Responses to “pequeno dicionário amoroso”


  1. 1 Ana fevereiro 23, 2013 às 3:11 pm

    Nati, na maioria das vezes, somos nós que complicamos muito… Na verdade, as coisas são simples, o amor é simples. Certas coisas têm linguagem universal, sentimento é uma delas.

  2. 2 Deborah fevereiro 25, 2013 às 11:29 pm

    Queremos mais textos e nao me abandone

  3. 3 Laylah março 2, 2013 às 10:38 am

    Eu adorei esse post. Só queria dizer isso.


Deixe um comentário

Blog Stats

  • 164,292 hits

