coração ligado, beat acelerado

“(…) Depressa e Devagar não se limitam a definir uma alternativa. Remetem também a maneiras de ser, ou filosofias de vida. (…) Por isto é que a filosofia Devagar pode ser resumida numa única palavra: equilíbrio. Seja rápido quando fizer sentido ser rápido, e vá devagar quando for necessário. Procure viver aquilo que os músicos chamam de tempo giusto – o andamento certo.”
(Carl Honoré, em “Devagar”)

Coisas incríveis acontecem quando a gente decide desacelerar um pouco o ritmo. Abril tem sido tempo de agenda frenética e mil compromissos atropelados, e mesmo assim eu me vejo parando tudo para fugir para o litoral e olhar o mar sem pressa; para ter um encontro de cinco horas que voou feito cinco minutos e levou mais de um ano para se concretizar; para contemplar por uns longos minutos uma foto que me diz algo mesmo sem parecer dizer nada. A vida tem sido generosa comigo, e enquanto eu dou um passo para trás para recuperar o fôlego e ganhar perspectiva, eu me considero uma pessoa afortunada e bem acompanhada, nas dimensões que isso é capaz de ter no momento.

Mas a contradição vem na forma de uma serenidade tranquila por fora e uma festa de arromba bombando aqui dentro: a única parte de mim que teima em continuar em ritmo de bateria de escola de samba é o coração, que tem batido feito louco. Mas esse eu até perdoo – sintomas de romantismo irrefreável e ingênuo, de sensibilidade latente e persistente. Deixa estar.

6 Responses to “coração ligado, beat acelerado”


  1. 1 Linda abril 17, 2012 às 11:55 am

    Foto mais linda!

  2. 3 Nina Vieira abril 23, 2012 às 3:53 pm

    Quem me dera poder parar tudo e apreciar o litoral (e olha que eu moro em um!)
    preciso desacelerar. Muito trabalho, pouca motivação. Abraços.

    • 4 nath abril 24, 2012 às 6:08 pm

      é difícil mesmo botar o pé no freio, mas garanto que vale a pena viu?
      ler esse livro aí que indiquei é um bom começo, já tive ótimos insights!
      um beijo e boa sorte ;)

  3. 5 Larissa abril 26, 2012 às 2:53 pm

    Essa foto é o máximo!


Deixe um comentário

Blog Stats

  • 161,693 hits

