agindo com o coração

“A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.
(João Guimarães Rosa)

Se tem um estudo que me fascina é a origem das palavras. Como boa apaixonada por línguas, adoro saber qual a formação do que dizemos, quais as influências que recebemos, qual o sentido original do termo. E foi numa dessas buscas que tropecei num texto da Maria Ribeiro para a TPM, explicando a coragem: do latim cuor agire, “agir com o coração”. E fez todo o sentido do mundo.

Ano passado participei de um grupo de pesquisa e discutíamos as ideias de coragem, rebeldia e ousadia. E eu disse que, quando decidi ir para Paris de mala, cuia e coração nas mãos, todo mundo disse que eu era “muito corajosa”, já que não dominava a língua, ia sem companhia e não conhecia ninguém na cidade. Mas eu não enxergava desta forma – para mim era tão… natural. Algo que sempre quis e nunca me deu medo, aflição ou desconforto: eu estava apenas seguindo meu coração. O que era a tal coragem pros outros, para mim era um plano honesto de garota sonhadora, o próximo passo.

E, desde que descobri o real sentido da paixão que move os corajosos, não busco outra coisa em minha vida senão agir com o coração. Se a vida quer da gente coragem, o mundo também sempre precisa de mais um bocado de amor figurado.

4 Responses to “agindo com o coração”


  1. 1 Nina Vieira março 10, 2012 às 10:51 am

    Navegando, me deparei com esse seu texto tão lindo, sincero e corajoso. Sinto falta disso. A coragem não é um dom, mas sim inspiração. Cabe a todos nós não temê-la quando necessitamos. Também adoro etimologia.
    E voltarei. Abraços.

  2. 2 Ju março 12, 2012 às 9:28 am

    certamente vc foi corajosa sim, mas talvez pq seu coração seja muito cheio de amor…
    =)


  1. 1 o lado negro da força | drops de anis Trackback em julho 31, 2014 às 5:37 pm

Deixe um comentário

Blog Stats

  • 162,637 hits

