embrulha p’ra viagem

Dia desses estava lendo uma matéria no jornal sobre um livro que acabara de ser lançado. No meio da resenha, o autor descrevia uma das personagens com “carrega um coração transplantado”. E é incrível como uma frase assim à toa, perdida no meio de tantas outras, chama a minha atenção de tal forma que eu passe o restante do dia pensando nisso.

Achei curioso descrever uma personagem como alguém que “carrega um coração transplantado”, como se isso fosse característica determinante para definir o caráter ou personalidade de alguém. Juro, havia só três características ali: de onde ela vinha, o tal do coração alheio e seu ar enigmático. E só. Por que ele escolheu esse recorte? Porque não falar se ela prefere dias de sol ou noites de chuva, se gosta mais de gato ou de cachorro? Não sei.

Só porque o coração é esse órgão que carrega consigo tanto simbolismo atrelado a amor e sentimentos? Mas ele não é apenas um músculo que bombeia o sangue, e o tal do amor vem, na verdade, do cérebro – menos estético e atraente, se comparado às ilustrações do coração simplificado e fofo? Ninguém caracteriza fulano dizendo que ele tem um “rim transplantado”; embora, em teoria, os dois sejam apenas definidos como órgãos que exercem determinadas funções fisiológicas, cada um à sua maneira.

Fiquei me questionando depois o quanto ter um coração transplantado muda a vida de uma pessoa, a ponto de isso ser uma das três carcaterísticas que alguém escolheria para defini-la. Além da razão óbvia de ela saber-se viva devido a isso, claro; haveria outras coisas lá, por trás? Será que ela acharia que ama mais ou menos por causa desse bendito coração de outra pessoa?

Talvez seja só o meu coração mesmo (ou meu cérebro) boboca-sentimentalóide que procura razões metafísicas numa linha de jornal, que no dia seguinte vai embrulhar um peixe. Porque, no restante do dia, eu só conseguia pensar que se ele fosse mesmo transplantado, eu certamente viveria a buscar ainda mais sentido em coisas tão mundanas.

(vi aqui :* )

0 Responses to “embrulha p’ra viagem”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Blog Stats

  • 163,970 hits

