abismos e pontes

Estou de volta, cheia de gás, inspirações e expirações. Pegamos muita chuva e tempo feio, mas também dias de sol, paisagens bonitas, outro canto de vida e pessoas queridas. Também consegui colocar boa parte das leituras em dia, e uma que quero dividir com vocês é uma entrevista da antropóloga Mirian Goldenberg, na Revista TPM do mês passado. Eu a li logo no comecinho da viagem e fiquei espantada de ver como, mesmo havendo um abismo etário de quase 30 anos entre nós, o que mais encontro são pontes: compartilhamos muitas angústias em comum, algumas delas até já divididas com vocês aqui, como a vontade de não se levar mais tão a sério e o desejo de ser como outras mulheres, que parecem mais tranquilas e satisfeitas.

Acho curioso pensar que, mesmo com vidas tão distintas, de origens, culturas, rotinas e referências diferentes, o que mais encontro nas pessoas que conheço é coisas em comum – sonhos,  aflições, medos e planos. E nas minhas andanças por aí, ao trombar com alguém que vem de um mundo completamente diferente do meu, ainda me impressiono com essa fagulha de compartilhamento, de encontrar um resquício em comum, um mesmo brilho olho ou dor que seja. E reconhecer nisso uma das coisas mais belas da vida.

3 Responses to “abismos e pontes”


  1. 1 Ju novembro 22, 2011 às 9:32 am

    às vezes penso nisso tbm… pq às vezes são as mesmas angústias e gerações tão diferentes…
    =)

  2. 2 Mirian Goldenberg novembro 26, 2011 às 7:47 am

    Sabe que a antropologia me ensina exatamente isso? A certeza de que o que pensamos que é totalmente individual é a nossa cultura introjetada em cada uma de nós. Se soubermos que todas sofrem os mesmos medos, angústias, incertezas, sofreremos um pouco menos.
    Um beijo grande,
    Mirian Goldenberg


  1. 1 feliz como leila diniz « drops de anis Trackback em novembro 25, 2011 às 2:02 pm

Deixe um comentário

Blog Stats

  • 163,082 hits

