a fórmula do amor

Nos últimos tempos, pude presenciar eu e uma das minhas melhores amigas em situações similares: tendo que escolher entre seguir o coração impulsivamente (mas não impunimente), ou ir com a razão. A dela era uma decisão profissional, mas que envolvia muita paixão também. E seguir cegamente o coração acarretaria, provavelmente, em danos no futuro – e machucaria muito pessoas que ela ama e sempre a apoiaram.

No meu caso, foi uma decisão pessoal mesmo. Mas eu tive que ser fria e não seguir uma paixão efêmera para não magoar alguém que eu amo e que está ao meu lado há mais de dez anos.

Em ambos os casos, seguir a razão, para nós, também foi, de alguma forma, seguir o coração – só que ao contrário. Ao escolher não machucar quem amamos, a gente teve que deixar um pouquinho da nossa paixão de lado também. Mas considero isso parte do processo de adultescer, amadurecer: saber fazer escolhas que prejudiquem o menos possível as pessoas que amamos e queremos bem. Porque vê-las sofrer também nos machuca. Mais ainda quando sabemos que temos nossa parcela de culpa nisso – culpa essa que, dependendo do caso, pode ser irreversível.

Hoje tive que entregar um artigo de economia para uma aula e meu tema escolhido foi exatamente esse: contrapondo o conceito da economia neoclássica, que considera o indíviduo totalmente racional e autônomo em suas decisões; e a sociologia econômica, que leva em conta todos os fatores e variantes que influenciam nas suas escolhas, todo um pacote emocional envolvido em cada querer.

Tão mais simples se nossa vida fosse sempre matemática, tipo 2 + 2 = 4 não? Deveria ter escolhido as ciências exatas.

1 Response to “a fórmula do amor”



Deixe um comentário

Blog Stats

  • 162,694 hits

