eu quero um cachorro preto

“(…) O padre Gridilla comentou que ‘os selvagens não conhecem o dinheiro, suas necessidades são limitadas e eles pedem unicamente armas de fogo, munições, machados, facões, espelhos e, de vez em quando, redes’. Um índio que ele descreveu como um selvagem corpulento e feio se negou a aceitar o que quer que fosse. Pressionado, respondeu: ‘Não quero nada. Tenho tudo’.
Os brancos voltaram a insistir, dizendo que ele deveria pedir alguma coisa. Finalmente ele respondeu: ‘Quero um cachorro preto!’.
‘E onde vou encontrar um cahorro preto ou até mesmo branco, se não existe nenhum em todo Putumayo?’, perguntou o administrador do seringal.
‘Você me pede borracha e eu trago borracha’, respondeu o selvagem. ‘Se eu peço um cachorro preto, você tem que me dar’.”

(Michael Taussig, em “Xamanismo, colonialismo e o homem selvagem”)

***

Adoro ver como os estudos antropológicos têm aberto meus horizontes para conclusões inesperadas – e até um pouco distantes dos objetivos iniciais da obra. Depois de ler esse texto fiquei um tempão pensando nisso, em como a gente tem tudo o que de fato importa – amor, saúde, comida e cama -, e mesmo assim se deixa levar por pressões externas para querer sempre aquele algo a mais, que muitas vezes nem sabemos direito o que é. Criamos esse cachorro preto e vamos atrás dele com toda a força que nos resta.

E olha que aqui eu poderia fazer um mea culpa de ser publicitária e contribuir para a criação de desejos no mundo capitalista, mas não sou assim tão engajada e minhas pretensões nem tão políticas. To falando de um cachorro preto mais mundano e palpável mesmo, que a gente busca todos os dias na nossa luta cotidiana – um amor decente, uma felicidade atingível, uma vida digna. E uma angústia boba de sempre querer o que não se tem, mesmo quando, em teoria, já temos tudo. Melhor ser como os selvagens – não querer nada. E ser feliz assim.

0 Responses to “eu quero um cachorro preto”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Blog Stats

  • 163,970 hits

