para não dizer que não falei das flores

Eu não discuto política porque já o fiz muito quando era mais nova, e entrei em muitas brigas que não me levaram a nada. Eu não discuto política porque não sou engajada o bastante para ter argumentos suficientes para defender meus pontos de vista. Eu não discuto política porque tenho amigos partidários das mais diferentes filosofias, e não acho que valha a pena me indispôr com pessoas tão queridas por um assunto que eu nem domino tanto assim. Eu não discuto política porque, infelizmente, já nem acredito mais em discurso de palanque, e já perdi as esperanças de que alguém possa fazer a diferença. Eu não discuto política porque a mudança que eu quero ver ao meu redor eu mesma faço, com trabalhos voluntários, doações e tudo que estiver ao meu alcance. Eu não discuto política porque não ligo se acharem que sou alienada.

Eu não discuto política porque o voto é secreto. E porque, há algum tempo, minha única alegria em relação às eleições é poder, dois domingos a cada dois anos, visitar meu antigo colégio e relembrar quando a vida era menos dura e eu ainda tinha esperanças no ‘Brasil, país do futuro’. Triste.

3 Responses to “para não dizer que não falei das flores”


  1. 1 Andréia Brasil outubro 6, 2010 às 10:28 am

    Nath, você verbalizou tudo aquilo que eu sinto a respeito de política. Assim como você, também “não discuto política porque, infelizmente, já nem acredito mais em discurso de palanque, e já perdi as esperanças de que alguém possa fazer a diferença”. Por todas essas razões que você explicou tão bem é que, desde que vim para São Paulo, eu nunca transferi o meu título e continuo justificando a ausência do meu voto.

  2. 2 Marina outubro 8, 2010 às 9:55 am

    Amiga, acho que é a primeira vez que irei discordar – um pouco – de você, rsrs
    Eu entendo o medo de se indispor com amigos que tenham opiniões políticas diferentes, mas o problema não está no debate, e sim no mal-estar causado por essas pessoas.Errado está quem discute política como se estivesse em uma estádio de futebol, ou se utilizando de artifícios preconceituosos – quase nazistas – e não o ATO de debater.

    A discussão de ideias e ideais é das coisas mais lindas e essenciais na vida. Todos os dias batemos de frente com toda sorte de desafios e acho elementar defender suas opiniões no cotidiano e em épocas como essa, mesmo que o horizonte de mudanças pareça tão distante.

    Que mais pessoas fossem como você, que desempenham seu papel de cidadã todos os dias, mas nosso país é grande demais, com gente demais, que depende sim de decisões coletivas. Por mais que na hora de apertar as teclinhas eu também pense “poxa, é só um grão de areia”, não deixo de pensar que estou me manifestando democraticamente.

    Prefiro pensar que essa decisão-grão-de-areia tem potencial para decisões-caminhão-de-areia na vida dos brasileiros a jogar a toalha. Posso estar sendo ingênua…

    Beijão!

    • 3 nath outubro 12, 2010 às 4:37 pm

      own querida, pode discordar à vontade!
      afinal, abri o canal para a comunicação e para ouvir opiniões também, né?

      eu não discuto política por todos esses motivos que descrevi acima, mas não critico quem o faça. muito pelo contrário, acho super saudável e fundamental para o andamento da nossa democracia!

      Má, você foi uma das pessoas em quem pensei quando escrevi esse texto. porque acho linda sua maneira de demonstrar a todos o que pensa, de expôr suas crenças e, por quê não?, ainda acreditar de fato que seu ‘grão de areia’ pode mudar tudo.

      se todos pensassem assim (e me incluo nessa), talvez as coisas pudessem mesmo ser diferentes, né?

      um grande beijo,


Deixe um comentário

Blog Stats

  • 164,286 hits

