léxico apaixonado

Aprender uma língua nova tem dessas coisas, de comparar com o que já conhecemos da nossa língua materna e de outras que eventualmente já dominamos.

Com os franceses, notoriamente conhecidos por seu romantismo, é inevitável notar que sua língua segue um pouco dessa beleza de apreciar os pequenos detalhes. São pedacinhos de amor espalhados até na fala!

Seguem aqui alguns de meus favoritos:

Doucement
Significa: devagar
Sentido literal*: docemente
Porque eu amo: não é lindo pensar que, ao invés de você dizer para alguém “ir mais devagar” em alguma coisa, você está, de fato, dizendo para a pessoa fazer isso de forma mais doce? Own!

Grain de beauté
Significa: pinta
Sentido literal*: grão de beleza
Porque eu amo: não, Marilyn Monroe não tinha uma pinta no rosto: tinha um grão de beleza. Cindy Crawford, Carrie Bradshaw, até Sabrina Sato! Elas não tiveram o azar de ter uma pinta no lugar mais exposto que pode existir, elas foram agraciadas com um grão a mais de beleza – com que nós, pobres mortais, não fomos.

Poignées d’amour
Significa: aquelas gordurinhas indesejáveis que temos entre a cintura e os quadris
Sentido literal*: “alças de amor”
Porque eu amo: não, você não tem um excesso de tecido adiposo ao redor da cintura porque comeu um pedaço a mais de bolo no fim da festa – você tem “alças de amor” para seu amado ter onde segurar quando for te dar um “chega pra cá”! Gamei.

Essas foram as que mais chamaram a minha atenção!

Alguém tem mais alguma para contribuir, do francês ou de outras línguas? <3

*se fôssemos traduzir diretamente para o português


12 Responses to “léxico apaixonado”


  1. 1 nana julho 12, 2010 às 10:13 am

    tenho muitas Poignées d’amour

  2. 3 Fabi julho 12, 2010 às 4:05 pm

    estava ouvindo essa música bem na hora que comecei a ler o post.

    :)))

  3. 5 Luc julho 13, 2010 às 1:24 am

    Orgue à Barbarie em francês, é o nome do realejo, acho muito legal.
    Não consegui pensar em nada melhor no momento…

    • 6 nath julho 13, 2010 às 2:00 pm

      nossa, não conhecia, luc!
      adorei :)
      fui pesquisar mais a respeito e descobri a origem desse nome (“órgão bárbaro”): porque seu som é “menos nobre” que os órgãos de igreja.
      bacana, né?
      beijocas e obrigada pelo comentário!

  4. 7 Scheyla julho 13, 2010 às 9:41 am

    Que fofo!! Eles sabem ser cavalheiros, e tãããããoo românticos..
    =**

  5. 9 Gabi julho 13, 2010 às 3:35 pm

    De pensar que os americanos chamam as minhas alças de amor de muffin tops (pela semelhança com a parte do muffin que pula pra fora da forminha quando apertados numa calça justa).

    Vi o post pelos itens recomendados do Google Reader, e adorei. Parabéns!
    ;*

  6. 10 Rádamis julho 27, 2010 às 11:51 am

    Oi, Nath, saudade de ti. ♥
    Obrigado, pelo carinho de sempre, fiquei muito feliz quando li minha frase aqui. (Uma Grande Honra) =D

    Mas falando sobre essa língua que eu aprendi a amar, em meio a aulas de gramática e literatura, do curso de francês, eu lembro que uma palavra que me deixou bem chocado e eu achei bem diferente desde a primeira vez que minha Profis me apresentou foi:

    Fruit de la Passion = Fruta da Paixão = Maracujá.

    demais, né? beijo xx

    • 11 nath julho 29, 2010 às 12:19 pm

      own querido, sempre uma honra te ter por aqui também, :*

      sim, eu conhecia a do maracujá!

      mas acabei não colocando porque em inglês é “passion fruit” também, então achei que era um pouquinho mais comum e que as pessoas podiam já conhecer…

      de qualquer forma, obrigada por lembrar e registrar aqui, por aí quem não sabe fica sabendo, :)

      beijo enorme!


  1. 1 léxico apaixonado – parte 2 « drops de anis Trackback em julho 24, 2010 às 12:35 pm

Deixe um comentário

Blog Stats

  • 163,082 hits

