status: anxiety

Eu sempre me considerei uma pessoa muito tranquila, sabem. Quem vê de fora acha que eu sou um poço de placidez e zen-budismo, porque eu sou uma pessoa calma, mesmo. Ainda mais quando se tem em casa familiares como a minha mãe e meu irmão, que não param quietos um segundo, estão sempre fazendo tudo-ao-mesmo-tempo-agora e ficam o dia todo com o telefone nos ouvidos tentando controlar o mundo. Ou quando se tem como melhor amigo alguém que não consegue nem ficar com os pés parados durante uma conversa e que sabe exatamente TUDO o que está acontecendo ao redor, ao mesmo tempo em que sabe até as vírgulas da sua fala.

Por isso que nunca entendi daonde vinha aquela angústia na boca do estômago que me dava às vezes. Até que minha acupunturista, há três anos, trouxe a epifania da minha vida:

– Você é uma pessoa muito ansiosa, Nathalia.

– Não sou! (respondi meio surpresa, como se ela tivesse me ofendido) Ansiosos são minha mãe e meu irmão!

– Eles podem ser ansiosos E agitados, mas ansiedade nem sempre é manifestada com agitação. Ansiedade vem de dentro.

Pronto. Desde então tenho esse diagnóstico tilintando nos ouvidos, há seis meses tomo ansiolíticos leves todos os dias e vivo fazendo autoexercícios de controle, tipo evitar olhar as horas a todo segundo e ficar dando f5 no meu email ad eternum.

Mas como se faz quando um dos maiors sonhos da sua vida está para se realizar em menos de dois meses?! E que você sabe que, por mais que tente, não terá controle sobre todas as etapas e que, por mais que queira acreditar que tudo vai dar muito certo, talvez alguma coisa dê errado no meio do caminho?

Respira pela barriga. E um pouco de Chico sussurrando nos ouvidos: ‘não se afobe não, que nada é pra já, o amor não tem pressa ele pode esperar em silêncio… num fundo de armário, na posta-restante, milênios, MILÊNIOS no ar’…

Haja paciência e remedinhos, hein?!

 

Para ler: exercícios de meditação da Gwyn, uma das metas para 2010 (em inglês e espanhol)

13 Responses to “status: anxiety”


  1. 1 nana fevereiro 23, 2010 às 11:53 am

    Nath, faz assim:
    respira devagar (empurrando o abdomen para frente) contando até 4, segura a respiração contando até 4, e solta (puxando o abdomen, cola o umbigo nas costas!) contando em 4.

    faça isso sempre que sentir que mesmo inspirando todo o ar do mundo ainda falta um pouquinho, sabe? ansiedade suga a gente.

    beijos

  2. 3 Fernanda fevereiro 23, 2010 às 7:43 pm

    Acho impossivel controlar a ansiedade quando se tem algo de muito importante pra acontecer em nossas vidas! É inevitavel!
    Adoro ler seu blog sempre me traz boas inspirações pros meus dias… ;)

  3. 4 camila fevereiro 23, 2010 às 9:01 pm

    tenta a ashtanga ?!

    adoro as receitinhas do goop !

  4. 6 Ferdi fevereiro 23, 2010 às 11:37 pm

    Gente, que bom motivo pra estar ansiosa, um dos maiores sonhos da vida!
    Que você tenha que controlar muitas outras ansiedades como essa! :)

  5. 8 Ferdi fevereiro 23, 2010 às 11:37 pm

    ps.: Citei você no meu formspring hoje :)

  6. 10 Nana fevereiro 24, 2010 às 10:43 am

    ai, concordo com a Ferdi… realmente, é um bom motivo!

  7. 12 Marina fevereiro 25, 2010 às 7:47 am

    Que sonho? Que sonho? =)
    Me passa o telefone da sua acupunturista?


Deixe um comentário

Blog Stats

  • 162,694 hits

