currículo da vida

Certa vez li uma matéria que comparava o estilo de vida dos norte-americanos com o dos europeus. E lá dizia que, enquanto nossos vizinhos aqui de cima valorizam tudo o que você adquiriu ao longo da vida (status social, bens materiais e coisas do tipo), nossos amigos do velho mundo dão valor a outro tipo de aquisição: quais lugares do mundo você já conheceu, quantas línguas você fala, quais livros você já leu e daí em diante.

Eu e Manu, brasileiras de nascença mas européias de coração, sempre falamos muito disso: de valorizar o currículo da vida ao invés do curriculum vitae.

Lembro que, quando eu era mais nova, achava fantástico ouvir alguém dizer que ‘já fez um pouco de tudo na vida’. “Que pessoa extraordinária, tão vivida!”, eu pensava.

Então, dia desses, conversando com alguém no novo trabalho, ao responder uma pergunta sobre o que eu já tinha feito antes de vir pra cá, eu me surpreendi comigo mesma ao me ouvir falando essa frase. Talvez eu não tenha feito um pouco de ‘tudo’, mas já fiz um pouco de muito: só na área de publicidade eu já trabalhei com pesquisa, atendimento e agora produção; já fiz eventos e trabalhei em redação de revista, já fui vendedora de loja, já coordenei projetos voluntários, fiz bicos de bartender, tenho projeto como amiga local em sampa, fui babá, já trabalhei com pós-produção de cinema, e mais uma ou outra coisa que nem me vem à cabeça agora. Ufa!

Foi bom perceber que, aos poucos, estou trilhando uma trajetória na qual acredito e da qual tenho muito orgulho. Meu tal currículo da vida anda cada vez mais recheado, :)

Tão bom ter histórias para contar, não?!

7 Responses to “currículo da vida”


  1. 1 camila dezembro 1, 2009 às 12:04 pm

    Porque vc é muuuito rica e especial de alma, lindinha!

    Te mandei e.mail!

    Beijocas.
    Cami.

  2. 2 ThaiS. dezembro 1, 2009 às 9:52 pm

    hj tava lendo “precisamos conversar sobre kevin” [um livro mto bom btw] e numa parte dele a narradora [q conta sua história em cartas] desabafa para o marido de como agora ela mudou de idéia justamente sobre isso ai q vc disse no final.. sobre ‘quem tem mtas histórias pra contar’ viveu mais e assim foi mais feliz.. ela discorda. ela inveja quem vive no marasmo da mesmice. [mas isso agora..]

    eu concordo com vc e não com ela.

    pq viver é isso não é?
    tentar aproveitar cada chance.. cada oportunidade..
    e o q acontece qdo fazemos nossas escolhas são histórias realmente fantásticas [boas, ruins whatever..] pelo menos fizemos alguma escolha.. e estamos tentando.

  3. 3 camila dezembro 4, 2009 às 9:07 am

    ótimo texto !
    do que adiante passar a vida toda juntando coisas materiais, se a gente não puder aproveitar a própria vida ?
    ahhhh, o currículo da vida ! esse, sim, deveria ser pedido nas entrevistas de emprego ! ahahahahahhaa


  1. 1 cinco coisas « drops de anis Trackback em dezembro 3, 2009 às 7:57 am
  2. 2 listen to the colour of your dreams « drops de anis Trackback em setembro 6, 2010 às 11:17 am

Deixe um comentário

Blog Stats

  • 163,148 hits

