sanduíche e sonho

Lembro que era 2002. Eu e Ale, então com nossos 17 ou 18 anos, tínhamos acabado de assistir ao nosso primeiro filme na Mostra de Cinema. Sentamos numa lanchonete na Paulista para tomar um suco e dar uma refrescada no calor que já teimava em surgir na primavera, quando um homem-sanduíche se aproximou. Muito comuns na avenidona citada e no centro, sempre carregam placas de ‘compro/vendo ouro’, ‘troco cartucho’ e coisas do tipo. Mas carregam também, sempre, um olhar triste e melancólico, vago, perdido – mesmo que muitos ao redor não notem, ou finjam não notar.

E foi presa nesse olhar que eu comentei com ela: ‘eu vejo esses senhores, vestidos de placa, e penso como deve ser duro sustentar uma família assim. Não que não seja digno, muito pelo contrário, mas que triste chegar em casa, abraçar os filhos e pensar que se passou o dia todo invisível atrás de um anúncio.’

No que a Ale respondeu: ‘eu não penso nisso, sabia? Eu penso em como eles eram quando jovens… que sonhos tinham? Eram como a gente? Será que um dia passou pela cabeça deles que seu sustento viria assim?’ Não foi exatamente com essas palavras, porque lá se vão sete anos, mas foi algo assim.

E agora, toda vez que vejo um deles eu penso nos sonhos. Hoje foi assim. Saí do cinema e havia um senhor enrugado e cabisbaixo, escondido atrás de um pedido de cartucho da vida. E eu pensei em como ele era quando jovem. Que caminhos ele percorreu para chegar até aqui? E seus sonhos, quais eram? todos se foram ou algum ficou? algum realizou?

Espero que sim. Ou que pelo menos seus filhos tenham sido criados com algum grãozinho de esperança. Não de sanduíche, mas de sonho. E de sonhar.

Anúncios

1 Response to “sanduíche e sonho”


  1. 1 Isa julho 25, 2009 às 11:00 am

    Divino. Me fez questionar também…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Blog Stats

  • 162,617 hits

%d blogueiros gostam disto: